sábado, 28 de março de 2009

Crepúsculo dos Deuses (1950)


Um corpo boiando na piscina, essa é a primeira cena e o grande mistério de Crepúsculo dos Deuses, cena essa que ficou famosa e se tornou referência no cinema hollywodiano.
O filme, dirigido por Billy Wilder, conta a história de Joe Gillis (William Holden), um roteirista fracassado que ao não conseguir fazer filmes e quase ter seu carro apreendido, chega à casa de Norma Desmond (Gloria Swanson), uma atriz decadente da época do cinema mudo. Ao descobrir que ele é roteirista, Norma resolve pedir que ele reescreva o roteiro de um filme para ela estrelar e ter sua grande volta ao cinema, desta vez, falado. Enquanto isso, Joe é praticamente aprisionado na casa de Norma e ela se apaixona loucamente por ele, porém não é correspondida e ele se aproveita disso para se promover como roteirista. Joe se envolve com Betty Schaefer (Nancy Olson), uma leitora dos estúdios Paramount que agora quer ser roteirista, mas Betty, por sua vez, está noiva de Artie, um grande amigo de Joe.
O filme, ganhador de 3 Oscar, é um clássico muito interessante do cinema. Não só por criticar a corrupção da indústria cinematográfica, como também por ser um metafilme (O filme falando do filme).
 
BlogBlogs.Com.Br